sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ilha de Samoa risca do calendário o dia de hoje


Na ilha de Samoa, situada entre o Havai e a Nova Zelândia, o dia de hoje não vai existir. Ou melhor, o dia 30 de Dezembro não vai existir este ano, já que vai ser suprimido do calendário por motivos de ajuste do fuso horário. O objectivo é aproximar o país dos seus parceiros comerciais mais influentes, a Nova Zelândia e a Austrália.

Portanto, hoje é dia 30 de Dezembro no mundo inteiro, menos em Samoa, onde já é dia 31.

A decisão foi tomada e anunciada pelo primeiro-ministro Tuilaepa Malielegaoi no passado mês de Abril e visa pôr termo à diferença de mais de 20 horas que separa Samoa de países como a China e os seus vizinhos Austrália e Nova Zelândia, prejudicando assim os negócios com a ilha.

«Para fazer negócios com a Nova Zelândia e Austrália, estamos a perder dois dias úteis por semana», disse o primeiro-ministro aquando do anúncio. «Enquanto é sexta-feira aqui, é sábado na Nova Zelândia e quando estamos na igreja ao domingo, já eles estão a fazer negócios em Sidney ou em Brisbane», cita o The Guardian.

O plano de cortar 24 horas completas foi delineado meticulosamente para não prejudicar os habitantes nem os visitantes, com algumas companhias bancárias a afirmarem que, mesmo não sendo obrigados por lei, vão pagar os juros sobre o dia em falta aos seus clientes.

'O fim do dia de amanhã' vai permitir a Samoa deixar de ser um dos últimos lugares do mundo onde o sol se põe para passar a ser um dos primeiros a dar entrada no ano de 2012.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário