quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Tamanho do cérebro tem ligação com rebeldia, afirma pesquisa


Influência social pode ser afetada de acordo com volume de massa cinzenta. Estudo explicaria consequências sociais da atrofia cerebral. 

Estudo publicado nesta semana na revista científica “Current Biology” afirma que investigadores encontraram uma ligação entre mudanças na personalidade de indivíduos - com tendências para rebeldia  - com o tamanho da massa cinzenta encontrada numa região específica do cérebro.

A pesquisa, feita por especialistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca, afirma que embora a diferença na tendência dos indivíduos para se adequar às pressões sociais seja comumente observada, nunca foi percebida a influência de medidas anatómicas nesta questão.

A experiência que determinou tais factores foi feito com 28 participantes, a partir da análise do efeito de cada indivíduo a músicas e opiniões de críticos sobre essas canções.

Alteração cerebral

Durante a medição da chamada influência social, os investigadores constataram que apenas um volume de massa cinzenta encontrado na região do cérebro chamado de córtex órbitofrontal lateral sofria alterações durante o processo de decisão.

Essas descobertas sugerem que esta região do cérebro é particularmente direcionada para reconhecer sinais de conflito social, como quando alguém desaprova uma escolha.

Chris Frith, autor do estudo, afirma que a capacidade de se adaptar a opinião dos outros é uma habilidade social importante, porém, essa conformação social tem relação com a própria estrutura do cérebro.

De acordo com os especialistas, o estudo explicaria, por exemplo, consequências sociais da atrofia cerebral e do desenvolvimento do cérebro. Danos nesta região podem, muitas vezes, causar alteração no comportamento das pessoas e na interação social. 

fonte: VNews

Sem comentários:

Enviar um comentário