segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Menino encontra vómito de baleia que vale 50 mil euros

Eight-year-old Charlie Naysmith with the piece of ambergris that he found on the beach

O âmbar cinza pode valer entre 10 mil libras (12.627 euros) e 40 mil libras (50.509 euros) 

Uma criança de oito anos tropeçou num pedaço raro de vómito de baleia que pode valer até 40 mil libras (50.509 euros) em Hengistbury Head, Reino Unido, divulgou o 'Bournemouth Echo' no sábado.

Oficialmente chamada de âmbar cinza, a substância é muito procurada, apesar de passar despercebida por ser semelhante a uma pedra.

Charlie acabou por levar a substância consigo e, só depois de alguma investigação, é que ele e a família descobriram que vale entre 10 mil libras (12.627 euros) e 40 mil libras (50.509 euros).

O menino, de Station Road, Christchurch, que estuda na escola de St. Katherine, em Southbourne, fez este insólito achado durante um passeio de turma.

Agora, está a tentar decidir o que fazer com a substância. Ideias não lhe faltam: já pensou em usá-la para construir uma casa para animais.

“Ele gosta muito da natureza. Descobrimos que a substância é rara e estamos a aguardar por mais informações de especialistas em biologia marinha”, disse o pai, Alex.

O pedaço de âmbar cinza, que pesa 600 gramas, pode ter estado a flutuar no mar durante décadas antes de ir parar à praia.

O âmbar cinza é uma substância produzida nos intestinos de cachalotes, que é usada para prolongar o odor de perfume. Não cheira bem no início mas, depois de flutuar durante anos no oceano, e de estar exposta ao sol e ao sal, transforma-se num pedaço de rocha compacta lisa que parece cera e tem um cheiro agradável.


Sem comentários:

Enviar um comentário