quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mais de dois milhões de muçulmanos convergem para Meca


Mais de dois milhões de muçulmanos vindos de todo o mundo convergem hoje para Meca, Arábia Saudita, para iniciar os ritos da peregrinação anual, que não deverá ser afetada pela instabilidade regional, segundo as autoridades sauditas.

Os ritos começam hoje e culminam na quinta-feira com a paragem dos peregrinos no Monte Arafat, perto de Meca, interdita aos não muçulmanos, na véspera da festa do Fitr.

Mais de 1,6 milhões de peregrinos estrangeiros já chegaram nos últimos dias à cidade santa do Islão, a que se juntam cerca de 750 mil fiéis da Arábia Saudita.

A peregrinação, conhecida como "hajj" e que todos os muçulmanos devem cumprir uma vez na vida, é considerada a maior concentração humana no mundo, obriga as autoridades sauditas a uma grande operação logística.

Numa conferência de imprensa no sábado, o ministro do Interior saudita, Ahmad ben Abdel Aziz, assegurou que a peregrinação não será afetada este ano pela instabilidade regional, nomeadamente na Síria, que vive uma situação de guerra civil.

A agência noticiosa síria chegou a informar que a Arábia Saudita tinha interdito os sírios de participarem na peregrinação, o que foi desmentido pelas autoridades de Riade.


Sem comentários:

Enviar um comentário