quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Vídeo. Robô humanóide de empresa da Google é capaz de correr fora do laboratório


Atlas é o primeiro robô bípede da Boston Dynamics a aventurar-se no exterior. É capaz de se equilibrar mesmo em terreno irregular, como o de um bosque.

O robô Atlas, criado pela Boston Dynamics, empresa comprada pela Google (e agora parte do grupo Alphabet), foi apresentado na conferência Fab Lab 11 em Cambridge, Massachussets, EUA, no início do mês. A empresa que já tinha criado o robôt cheetah e o BigDog, mostrou este humanóide robótico, que vem juntar-se ao Petman, criado em 2013.

Esta semana, a Boston Dynamics divulgou um video do Atlas a correr no exterior. O momento é significativo pois, apesar de robôs de "quatro patas" como o BigDog já terem sido filmados a correr em ambientes de floresta e de cidade, é a primeira vez que um robô bípede demonstra ser capaz de andar em terreno irregular, fora de portas (os testes realizados e divulgados ao Petman eram todos no interior).


A escalada em vídeo foi uma oprtunidade de testar o equilíbrio e a capacidade do robô para responder a um ambiente imprevisível. "No exterior é um desafio completamente diferente do que no laboratório", disse Marc Raibert, fundador da empresa, durante a conferência em Cambrigde.

O principal financiamento da empresa é militar, vem da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) que está a tentar desenvolver robôs que possam atuar em situações de guerra e de catástrofes naturais que não sejam seguras para os humanos. O Atlas ainda não está pronto para se aventurar por conta própria, uma vez que ainda depende de uma ligação permanente para ter energia.

"Não digo que ele consiga fazer tudo como nós, mas podem imaginar que nós vamos lá chegar", disse Raibert.


Sem comentários:

Enviar um comentário