sábado, 3 de dezembro de 2016

150.000 antílopes saiga morreram à frente de equipa de filmagens

Ambiente: 150.000 antílopes saiga morreram à frente de equipa de filmagens

No próximo episódio de «Planet Earth II» da BBC1, a série vai destacar a misteriosa tragédia de Maio de 2015 que matou, em apenas três dias, uns 150.000 espécimes de antílopes saiga, no Cazaquistão.

Os fãs da série narrada pelo célebre David Attenborough poderão ficar a conhecer melhor a visão aterrorizante do resultado de uma infecção bacteriana viral.

O produtor do episódio «Grasslands», Chadden Hunter, conta como julgou, na ocasião, estar a presenciar «a extinção de uma espécie».

«Quando estávamos lá nos terrenos onde as crias nascem, com centenas de mães a parir ao mesmo tempo, uma doença muito viral varreu a população e matou cerca de 150.000 deles em três dias».

«Na altura, pensámos estar perante a maior catástrofe natural que já tínhamos visto. Vimos 150.000 deste animais magníficos a morrer à nossa frente», lamentou.

«Naquela ocasião não sabíamos se estávamos a assistir à extinção da espécie, o que foi devastador emocionalmente para a equipa de filmagens».

Em Maio de 2015, a comunidade científica estimou que quase metade da população mundial desta espécie foi morta por uma misteriosa infecção bacteriana.

Actualmente, o antílope saiga é encontrado em apenas um local na Rússia e noutras três áreas no Cazaquistão.

Recorde abaixo um vídeo sobre a misteriosa ocorrência:


fonte: Diário Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário